Uma van que levava xiitas atingiu uma mina antitanque no noroeste do Paquistão nesta quarta-feira, matando 14 passageiros. Oito membros de uma mesma família estão entre os mortos (três mulheres e três crianças) do ataque ocorrido na periferia da cidade de Kohat, disse o policial Naeem Khan. O grupo viajava para Spai, uma vila predominantemente xiita na região tribal de Orakzai.
Militantes sunitas da região, dentre eles o Taleban paquistanês, têm realizado ataques contra xiitas nas região de Orakzai e na vizinha área tribal de Kurram. Eles usaram minas terrestres antitanque nos ataques anteriores, disse Khan.
O Paquistão é um país de maioria sunita e a maior parte dos sunitas e xiitas vivem juntos em paz. Mas o país tem um longo histórico de ataques sectários realizados por extremistas das duas seitas.
Também nesta quinta-feira, um grupo de combatentes do Taleban cruzou a fronteira do Afeganistão e invadiu a região paquistanesa de Chitral, norte do país, e atacou um posto militar paquistanês. Pelo menos seis insurgentes morreram durante o tiroteio, informaram dois oficiais do Paquistão.
As fontes negaram a afirmação feita pelo Taleban, de que 15 soldados paquistaneses teriam morrido, afirmando que as forças do governo não sofreram baixas.