(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Divulgada foto do suposto autor dos disparos durante filme do Batman nos EUA


postado em 20/07/2012 13:43 / atualizado em 20/07/2012 14:08

Foto divulgada pela rede de TV NBCNews James Holmes(foto: Reprodução / Twitter / @NBCNews)
Foto divulgada pela rede de TV NBCNews James Holmes (foto: Reprodução / Twitter / @NBCNews)
O suspeito de ser o responsável pelo tiroteio que deixou 12 mortos nesta sexta-feira em um cinema dos Estados Unidos durante a estreia do último filme do Batman foi identificado como James Holmes, de 24 anos, informou a televisão local. A rede de TV NBC divulgou uma imagem do suposto autor do crime.

Citando o FBI, a televisão afirmou ainda que Holmes não tinha vínculos com células terroristas e que seria originário de Aurora, mesmo local do crime.

O departamento de polícia da cidade afirmou que há aproximadamente 50 vítimas, com ao menos 12 mortes confirmadas.

A polícia havia informado anteriormente que o número de mortos no tiroteio no Century 16 Movie Theater, que realizava uma estreia à meia-noite de "Batman - O cavaleiro das tropas ressurge", chegava a 14 e que cerca de 50 pessoas estavam feridas.

O ataque provocou pânico entre as centenas de espectadores que foram ao shopping local assistir à primeira sessão do último filme da trilogia e que era esperado ansiosamente por milhares de fãs.

Segundo Dan Oates, chefe da polícia de Aurora, testemunhas indicaram que o atirador lançou o que poderia ser uma bomba de gás lacrimogêneo ou de fumaça. "Eles escutaram um assobio, depois uma espécie de gás surgiu e o atirador abriu fogo", explicou.

De acordo com as primeiras informações da imprensa, dois atiradores agiram em duas salas de cinema, mas Oates negou a afirmação e disse não "haver provas" da presença de uma segunda pessoa.

Os meios de comunicação informaram que no apartamento foram encontrados itens "inflamáveis ou explisivos" Imagens da tv mostraram agentes da polícia em um guindaste tentando entrar por uma janela do apartamento do suspeito, no terceiro andar.

Segundo o jornal Denver Post, os moradores do complexo de apartamento em que vive o suspeito - reservado a estudantes, professores e pessoal da Faculdade de Medicina da Universidade do Colorado - e outros prédios vizinhos foram evacuados.


Um porta-voz da polícia, Frank Fania, declarou à rede de televisão CNN que o atirador era um homem de aproximadamente 20 anos, utilizava um colete à prova de balas e estava munido com um rifle e duas pistolas.

O ataque foi iniciado durante uma cena de tiroteio do filme, o que aumentou a confusão e o pânico geral, de acordo com testemunhas entrevistadas pela imprensa.

"Nós continuamos a assistir o filme por um momento", disse à ABC uma testemunha, identificada apenas como Jack. Em seguida, após se darem conta que os tiros eram reais, "todos entraram em pânico".

As pessoas começaram a correr em direção a saída do cinema enquanto os policiais chegavam ao local e mandavam todos se abaixar, segundo uma outra testemunha, Banjamin Fernandez, de 30 anos, citado pelo Denver Post.

A presença de muitos fãs fantasiados pode ter facilitado a fuga do atirador para o estacionamento em meio à confusão, e algumas informações indicam que ele também utilizava uma máscara de gás.

Dezenas de carros da polícia e de equipes de socorro foram para o local e cercaram o shopping.

Dez vítimas morreram no local e outras quatro no hospital, informou o chefe Oates.

A polícia não forneceu informações sobre as vítimas, mas o filme (recomendado para maiores de 13 anos nos EUA) atraiu um público majoritariamente adolescente e jovem.

Muitos cinemas do país organizaram sessões especiais às 0h00 desta sexta-feira para a estreia do filme, que deve arrecadar milhões de dólares em receitas.

O presidente americano, Barack Obama, declarou estar chocado com o incidente, e prometeu dar apoio às vítimas e punir os culpados.

"A primeira-dama Michelle e eu estamos chocados e tristes pelo horroroso e trágico tiroteio no Colorado", afirmou em um comunicado, informando que agentes federais e locais continuam trabalhando na cena do crime.

"Minha administração fará o que for necessário para dar apoio à população de Aurora neste momento extraordinariamente difícil", acrescentou, ao destacar seu compromisso para "levar os responsáveis perante a justiça, dar segurança aos cidadãos e cuidar dos feridos", disse.

O presidente deve se dirigir ao local da tragédia ainda nesta sexta-feira.

A emissora KDVR, afiliada local da rede de televisão Fox, transmitiu na quinta-feira uma reportagem sobre os milhares de fãs, muitas vezes fantasiados de personagens da famosa história em quadrinhos, se preparando para assistir às primeiras sessões.

Aurora é um subúrbio de Denver perto do local do tiroteio de 1999 na escola de Columbine, onde 13 pessoas foram mortas a tiros e outras 24 ficaram feridas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)