Os mineiros vão ajudar as vítimas do conflito na Síria, episódio sangrento já chamado pela Cruz Vermelha de guerra civil. A Arquidiocese de Belo Horizonte lançou, ontem, a campanha humanitária Juntos pelas Síria, para arrecadar recursos, via depósito bancário, e donativos a serem enviados ao país do Oriente Médio. À frente da iniciativa está o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, representante dos ritos orientais no Brasil por determinação do papa Bento XVI.
Na tarde de ontem, no templo localizado na Avenida Carandaí, 1.010, no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul da capital, que reúne a comunidade siríaca-católica, padre George disse que a campanha mostra união. “As arquidioceses de Holms e Belo Horizonte estão em comunhão. Tanto que o arcebispo de lá esteve em visita a BH em fevereiro. Este ato serve para coroar esta irmandade”, afirmou o religioso. Ele destacou ainda que a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, que recebe os árabes católicos (sírios e libaneses) e seus descendentes, está presente na vida da cidade desde 1925.
De acordo com a arquidiocese, a campanha quer captar recursos para a compra de alimentos, já que grande parte da população da Síria sofre com a fome. Conforme o Observatório Sírio de Direitos Humanos, mais de 16 mil pessoas morreram no conflito até o início de julho. Muitos civis, que tiveram suas casas destruídas pelos bombardeios, encontraram abrigo em igrejas e escolas. No domingo, todo o ofertório das missas celebradas na igreja do Sagrado Coração de Jesus dos Siríacos Católicos foi destinado à compra de alimentos para as vítimas do confronto.
Veja como participar da campanha Juntos pela Síria
Banco do Brasil
Agência: 34940
Conta-corrente: 30.351-8
Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte