O Exército turco seguia nesta segunda-feira reforçando seu dispositivo na fronteira com a Síria, enviando baterias de mísseis, tanques e veículos de combate de infantaria ao sul do país, informou a agência de notícias Anatolia.
Um comboio que incluía lançadores de mísseis - a agência não informou de que tipo - tanques, veículos blindados de combate de infantaria, munições e soldados partiu nesta segunda-feira do comando militar de Gaziantep (sul) para zonas fronteiriças da província de Kilis, segundo a Anatolia.
Um comboio ferroviário, carregado com baterias de mísseis antiaéreos e veículos de transporte de tropas, também foi enviado a Islahiya (província de Gaziantep), desde a cidade de Iskenderun (província de Hatay, no sul), acrescentou a agência.
Segundo fontes próximas aos rebeldes sírios, a cidade de Ifrin, próxima a Kilis e a Islahiya, está nas mãos de combatentes do Partido da União Democrática (PYD), partido sírio próximo aos rebeldes curdos da Turquia, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, advertiu na semana passada que a Turquia pode exercer seu direito a perseguir o PKK ou o PYD na Síria se forem lançadas ações contra o território turco.
A Turquia realizou nos últimos meses vários reforços de seu dispositivo militar na fronteira com a Síria, incluindo principalmente a mobilização de baterias de mísseis terra-ar.
Estes movimentos começaram depois que a defesa antiaérea síria derrubou um avião de combate turco, no dia 22 de junho, agravando as relações entre os dois países.