A equipe de campanha do presidente americano, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira que Mitt Romney tropeça no cenário internacional e pôs em dúvida que o candidato republicano às eleições presidenciais americanas tenha atingido o "nível" necessário para tentar chegar à Casa Branca.
"Quando Mitt Romney iniciou sua viagem (...) começou a tropeçar. Tropeçou de país em país", disse Jennifer Psaki, porta-voz do comitê da campanha democrata.
"A pergunta-chave que (Romney) deve responder é se está preparado" para ser presidente dos Estados Unidos, afirmou Psaki a bordo do Air Force One, durante um voo que levou Obama de Washington a Nova York para participar de um ato para arrecadar fundos.
"Se observamos o que ocorreu (em Londres e em Jerusalém), sabemos que desperta algumas perguntas sobre sua preparação", acrescentou.
Em Londres, o primeiro-ministro David Cameron e a imprensa inglesa criticaram as palavras de Romney sobre a falta de preparo da cidade para sediar os Jogos Olímpicos e o pouco entusiasmo dos cidadãos.
Em Jerusalém, os palestinos chamaram de "racistas" as declarações do republicano, que atribuiu à "cultura" as diferenças econômicas entre eles e os israelenses.
Romney também despertou a ira dos palestinos quando se referiu a Jerusalém como "capital de Israel", já que pretendem tornar o setor leste da cidade a capital de seu futuro Estado.