(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mãe de Assange agradece ao Equador por dar asilo ao filho


postado em 16/08/2012 15:24

A mãe de Julian Assange agradeceu nesta quinta-feira ao governo do Equador por conceder asilo diplomático ao fundador do WikiLeaks, mas continua preocupada com o destino de seu filho, de acordo com a imprensa local.

Em uma entrevista à Australian Associated Press, Christine Assange declarou: "Acho que ninguém no mundo pode dizer que esta não foi uma decisão bem pensada".


"Estou extremamente impressionada com o presidente do Equador e seus ministros, que são educados, éticos (...) e que investigaram realmente e com honestidade as reivindicações do meu filho", acrescentou.

Julian Assange, de 41 anos, se refugiou na embaixada equatoriana em Londres em 19 de junho, depois que um tribunal britânico ordenou sua extradição para a Suécia para responder as acusações de estupro e abuso sexual, que ele nega firmemente.

O governo britânico disse, no entanto, que "cumprirá com a obrigação de extraditar Assange".

O fundador do WikiLeaks teme que a Suécia seja apenas uma etapa antes de uma transferência para os Estados Unidos, onde responderia por acusações de espionagem, após a publicação, em 2010, de centenas de milhares de telegramas diplomáticos e documentos de Washington sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão.

Christine Assange, que viajou para Quito no mês passado para se encontrar com o presidente equatoriano, Rafael Correa, disse que ainda está preocupada com a ameaça do governo britânico de entrar na embaixada do país sul-americano para capturar o seu filho e extraditá-lo para a Suécia.

"O que o governo britânico está propondo é uma vergonha, é certo que ele (Julian) está ocupado pensando sobre o que fazer a partir de agora", acrescentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)