Jornal Estado de Minas

EUA: Previsão indica furacão mais fraco que esperado

AgĂȘncia Estado
Meteorologistas norte-americanos revisaram suas projeções para a tempestade Isaac e disseram que ela se transformará em um furacão de categoria 1 durante sua travessia pelo Golfo do México. Previa-se anteriormente que Isaac atingiria a categoria 2 na escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5.
Rick Knabb, diretor do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), disse ao canal de televisão ABC que Isaac não será um furacão tão forte quanto o inicialmente esperado quando atingir a costa norte-americana.

Apesar disso, Knabb pediu aos moradores da região que mantenham-se alertas e mantenham as medidas preventivas que adotaram porque tempestades como essas muitas vezes não se desenvolvem conforme as previsões dos meteorologistas.

A tempestade já causa fortes ventos e chuvas em partes de Flórida e levou o Partido Republicano a adiar de hoje para amanhã o início da convenção nacional na qual deve confirmar a candidatura de Mitt Romney à Casa Branca.

Segundo o mais recente boletim do NHC, divulgado às 9h (hora de Brasília), Issac tinha ventos máximos sustentados de 100 quilômetros por hora. O olho da tempestade percorria o Golfo do México a 22 quilômetros por hora na direção oés-noroeste e encontrava-se a 295 quilômetros de Fort Meyers, na Flórida, e a 575 quilômetros da foz do Rio Mississippi.

Antes de dirigir-se aos Estados Unidos, Isaac causou a morte de pelo menos dez pessoas na Ilha Hispaniola, sendo oito no Haiti e duas na República Dominicana. A tempestade também arrancou árvores e derrubou postes de eletricidade em sua passagem por Cuba.