O território da Síria escapa cada vez mais do controle das forças do regime de Bashar al-Assad, e apenas a superioridade aérea permite que não sejam superadas, afirmou à AFP um coronel insurgente. "Com ou sem a ajuda externa que pode ser fornecida, a queda do regime é uma questão de meses, não de anos", disse o coronel Ahmad Abdel Wahab, entrevistado na localidade de Atme, perto da fronteira turca.
"Basta evitar as grandes estradas para que possamos nos deslocar como queremos", disse. Não é possível confirmar as declarações de forma independente pelas fortes restrições aos deslocamentos dos meios de comunicação estrangeiros impostas pelo regime desde o início do conflito, há 18 meses. Wahab afirmou que há nove meses era coronel do Exército, mas desertou em consequência da "magnitude dos crimes do regime, que massacra a própria população".
O coronel rebelde afirma comandar quatro batalhões, reunidos na brigada "Naser Salahedin", em Aleppo e sua região. Também alega participar na reunião cotidiana dos líderes insurgentes na grande cidade do norte da Síria, que repassa instruções aos rebeldes.