As relações entre os dois países chegaram ao pior nível em vários anos porque os dois lados disputam um conjunto de ilhas no Mar da China Oriental reivindicadas pelos dois países e por Taiwan. O último grande protesto contra o Japão na China reuniu cerca de 3 mil pessoas no domingo na cidade de Guangzhou, no sul do país, segundo a Xinhua.
O porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Hong Lei, disse em comunicado na noite de sábado que funcionários do governo japonês haviam desembarcado nas ilhas em disputa para impedir os ativistas taiwaneses de se manifestar e que a China protestou fortemente junto ao Japão a respeito da "grave violação da soberania territorial chinesa". Um grupo de pescadores taiwaneses informou que colocará no mar 60 barcos rumo às ilhas na segunda-feira para proteger suas zonas de pesca.
Centenas de pessoas marcharam na capital de Taiwan, Taipei, neste domingo, para protestar contra a ocupação das ilhas pelo Japão. Elas empunhavam placas com dizeres antijaponeses e pediram a Tóquio que abra mão do arquipélago conhecido como Senkaku no Japão e Diaoyu na China. O governo japonês comprou várias das ilhas de proprietários privados japoneses este mês, despertando manifestações contrárias na China.