Jornal Estado de Minas

Romney intensifica campanha em estados decisivos

Agência Estado
O candidato do Partido Republicano à corrida presidencial nos Estados Unidos, Mitt Romney, em queda nas pesquisas de opinião em estados críticos para a eleição, intensificou o foco da campanha em três deles - Colorado, Ohio e Virgínia.
O presidente Barack Obama, que não esteve fazendo campanha neste domingo, venceu nesses três estados a eleição de 2008, que o conduziu à Casa Branca.

Restando cerca de seis semanas para as eleições, em 6 de novembro, esses Estados provavelmente vão determinar o resultado da disputa pela presidência nos EUA. São locais críticos para o candidato republicano, uma vez que pesquisas de opinião têm mostrado Obama abrindo liderança em alguns deles.

Obama entrou neste final de semana com as pesquisas mostrando-o colado a Romney em escala nacional. Mas uma nova pesquisa do Wall Street Journal/NBC News/Marist Poll apresenta o presidente com liderança de 8 pontos porcentuais em Iowa, 5 pontos porcentuais em Colorado e também em Wisconsin, todos considerados estados centrais para a decisão.

Pesquisas publicadas no início da última semana apontavam liderança de Obama na Virgínia e em Ohio. Enquanto ele e Romney concorrem cabeça a cabeça na Carolina do Norte, Obama tem vantagem na Flórida e também em New Hampshire.

Em uma entrevista prevista para ser divulgada na noite deste domingo, Romney disse à rede de TV CBS que sua campanha está se movendo na direção certa. "Não precisa de uma virada", disse ele de acordo com frases divulgadas previamente pela CBS.