Leia Mais
Sob pressão, Mitt Romney divulga imposto de renda 2011Mitt Romney considera 'mesquinhos' ataques sobre seus impostos Eleitor acha que Obama aumentou imposto, diz agênciaObama tem apoio de Hollywood, independente do que Clint Eastwood digaEm um fórum realizado durante a Assembleia Geral da ONU, a secretária de Estado arrancou algumas gargalhadas quando disse: "Vocês sabem que estou desligada da política americana, mas é fato, em todo o mundo, que as elites de todos os países estão fazendo dinheiro".
O presidente democrata Barack Obama, que tenta a reeleição em novembro, e seu rival republicano, Mitt Romney, têm enfoques muito diferentes sobre como estimular a debilitada economia americana.
O milionário ex-empresário e ex-governador Romney propôs reduzir de forma generalizada em 20% o imposto de renda, eliminar os impostos sobre os ganhos de capital e reduzir drasticamente os impostos das empresas.
Obama destacou que o plano de cortes de impostos de 5 bilhões de dólares de Romney beneficiará basicamente os ricos e que obrigará o governo dos Estados Unidos a aumentar os impostos das famílias com filhos em cerca de 2.000 dólares anuais.
Obama propõe maiores impostos diretos aos mais ricos do país.
Em seu discurso na Clinton Global Initiative, a secretária de Estado insistiu: "Há ricos em todas as partes e ainda não contribuem para o crescimento de seus próprios países".
"Não investem em escolas públicas, hospitais, nem no desenvolvimento interno", disse ela na fundação financiada por seu marido, o ex-presidente democrata Bill Clinton.
Se os países quiserem deixar de ser meros receptores de ajuda, acrescentou Clinton, os impostos são vitais "para mobilizar seus próprios recursos domésticos para um desenvolvimento a longo prazo". "Isso requer que os líderes digam aos poderosos coisas que eles não querem ouvir", disse.