Jornal Estado de Minas

Pussy Riot e cineasta iraniano Panahi indicados ao Prêmio Sakharov

AFP
As roqueiras da banda russa Pussy Riot e o cineasta iraniano Jafar Panahi estão entre os cinco indicados para receber o Prêmio de Direitos Humanos Sakharov, anunciaram nesta terça-feira a Comissão de Relações Exteriores e a Comissão de Desenvolvimento do Parlamento Europeu.
O Prêmio Sakharov, que será entregue oficialmente em 12 de dezembro próximo, em Estrasburgo (leste da França) recompensa a cada ano um defensor dos direitos humanos e da democracia.

O Parlamento revelará o nome dos três finalistas em 9 de outubro e o vencedor será escolhido em 26 de outubro pelos dirigentes dos grupos políticos do Parlamento Europeu.

Além das Pussy Riot e de Panahi, indicado conjuntamente com a advogada iraniana Nasrin Sotudeh, os outros três candidatos são o militante bielorruso preso pela defesa dos Direitos Humanos, Ales Bialiatski, o advogado dos cristãos do Paquistão, Joseph Francis, e um grupo de três opositores ruandeses atualmente presos: Victoire Ingabire Umuhoza, Déogratias Mushayidi e Bernard Ntaganda.