(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sudão e Sudão do Sul avançam em negociações de paz


postado em 27/09/2012 13:20

Os presidentes do Sudão e Sudão do Sul assinaram nesta quinta-feira acordos econômicos e de segurança que serão seguidos pela volta da exportação de petróleo, interrompida pelo Sul no início deste ano. Os países também concordaram em estabelecer uma zona desmilitarizada e cessarão todas as hostilidades que quase iniciaram uma guerra. Os dois lados, no entanto, não estabeleceram uma fronteira definitiva e ainda discordam sobre a posse da região de Abyei.

Omar al-Bashir, presidente do Sudão, e Salva Kiir, líder do Sudão do Sul, estão reunidos na capital da Etiópia, Adis Abeba, desde domingo para tentar resolver os temas que geram discórdia. Os dois países chegaram a acordos em nove questões na noite de quarta-feira.

As exportações de petróleo serão reiniciadas em breve e só resta "trabalho técnico" para que isso aconteça, afirmou o presidente do Sul.

Os dois lados estavam sob pressão do Conselho de Segurança da ONU, que ameaçava impor sanções se as diferenças entre as nações não fossem resolvidas.

O Sudão do Sul separou-se do Sudão em julho de 2011, após referendo que encerrou um dos mais violentos e antigos conflitos da África.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)