Jornal Estado de Minas

Satélite da Venezuela é lançado com êxito pela China

Agência Estado
Um foguete chinês colocou em órbita neste sábado um satélite venezuelano de observação da Terra, de acordo com informações da agência de notícias Xinhua. O lançamento foi considerado um sucesso. Batizado de "Generalíssimo Francisco de Miranda" em homenagem a um major da independência da Venezuela, o satélite foi lançado da base de Jiuquan, no deserto de Gobi, pelo foguete "Marcha Longa".
Este é o segundo lançamento que a Venezuela realiza na China. Em 29 de outubro de 2008, o primeiro satélite venezuelano, o "Simón Bolívar", foi construído em conjunto com os chineses e lançado da base de Xichang. No ano passado, a Venezuela anunciou o novo satélite de US$ 140 milhões que seria usado para monitorar os movimentos de tropas nas fronteiras do país e também a mineração ilegal, assim como o meio ambiente.

Os dois países têm alinhavado relações econômicas estreitas nos últimos anos, na medida em que o presidente venezuelano Hugo Chávez tenta reduzir sua dependência de Washington, com as autoridades firmando diversos acordos de bilhões de dólares envolvendo os setores petrolífero, energético, de construção e tecnologia.

Na semana passada, os dois países assinaram um acordo para desenvolverem em conjunto o Las Cristinas, uma das maiores minas de ouro do mundo, com o objetivo de explorar o metal dourado e também as reservas de cobre da região.