(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Satélite da Venezuela é lançado com êxito pela China


postado em 29/09/2012 19:52

Um foguete chinês colocou em órbita neste sábado um satélite venezuelano de observação da Terra, de acordo com informações da agência de notícias Xinhua. O lançamento foi considerado um sucesso. Batizado de "Generalíssimo Francisco de Miranda" em homenagem a um major da independência da Venezuela, o satélite foi lançado da base de Jiuquan, no deserto de Gobi, pelo foguete "Marcha Longa".

Este é o segundo lançamento que a Venezuela realiza na China. Em 29 de outubro de 2008, o primeiro satélite venezuelano, o "Simón Bolívar", foi construído em conjunto com os chineses e lançado da base de Xichang. No ano passado, a Venezuela anunciou o novo satélite de US$ 140 milhões que seria usado para monitorar os movimentos de tropas nas fronteiras do país e também a mineração ilegal, assim como o meio ambiente.


Os dois países têm alinhavado relações econômicas estreitas nos últimos anos, na medida em que o presidente venezuelano Hugo Chávez tenta reduzir sua dependência de Washington, com as autoridades firmando diversos acordos de bilhões de dólares envolvendo os setores petrolífero, energético, de construção e tecnologia.

Na semana passada, os dois países assinaram um acordo para desenvolverem em conjunto o Las Cristinas, uma das maiores minas de ouro do mundo, com o objetivo de explorar o metal dourado e também as reservas de cobre da região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)