Jornal Estado de Minas

UE condena Síria por disparos contra Turquia e pede cautela

AFP
A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, condenou nesta quinta-feira Damasco pelos disparos de obuses procedentes da Síria que mataram cinco civis turcos e pediu cautela às duas partes.
"Condeno energicamente os disparos por parte das forças sírias contra a cidade turca de Akçakale, próxima da fronteira", afirma Ashton em um comunicado, que também defende a cautela.

"Este incidente mostra claramente os trágicos efeitos do agravamento da crise síria nos países vizinhos", comentou Ashton.

Neste sentido, a UE pede às partes "o fim da violência" e o respeito "pleno da soberania e da integridade dos países vizinhos".

A tensão entre Damasco e Ancara aumentou na quarta-feira quando vários obuses da Síria atingiram a localidade turca de Akçakale, próxima do posto de fronteira sírio de Tall al Abyad, e mataram cinco civis.

Em resposta, a artilharia turca bombardeou alvos sírios, o que provocou várias mortes entre os soldados de Damasco, segundo uma ONG síria.

O Parlamento turco se reuniu em caráter de urgência para autorizar formalmente o Exército a executar operações em território sírio.