O governo da Índia aprovou hoje novas medidas para promover uma abertura maior da economia do país, ao permitir mais investimentos estrangeiros em seguradoras e fundos de pensão.
As medidas aprovadas pelo governo ainda precisam de aprovação do Parlamento, o que pode se provar uma tarefa difícil. A elevação da participação de estrangeiros no setor de seguros está sendo discutida no Congresso há quatro anos. Além disso, alguns políticos temem que a competição com grandes empresas estrangeiras pode acabar levando pequenas companhias locais à falência.
Das 23 companhias indianas que oferecem seguro de vida, 22 já têm parceiros internacionais. O país também tem 24 seguradoras gerais, sendo que boa parte também conta com participação estrangeira. Já o setor de fundos de pensão ainda é muito incipiente e uma parcela pequena da população tem planos de previdência privada, especialmente nas áreas rurais.
Atualmente os fundos de pensão tem cerca de US$ 48 bilhões em ativos sob gestão, cobrindo quase 12% da população, segundo dados da Associação de Câmaras de Comércio e Indústria da Índia.