Jornal Estado de Minas

Casa Branca felicita venezuelanos por eleição presidencial

AFP
A Casa Branca felicitou nesta segunda-feira o povo venezuelano pela eleição pacífica, embora tenha admitido que os Estados Unidos têm divergências com o presidente reeleito Hugo Chávez.
"Temos nossas divergências com o presidente Chávez", disse o porta-voz presidencial Jay Carney. "Mas felicitamos o povo venezuelano", acrescentou, sobre o processo eleitoral "pacífico".

Antes, o Departamento de Estado havia considerado que as vozes das seis milhões de pessoas que votaram na oposição devem ser ouvidas.

"Nós acreditamos que a opinião de mais de seis milhões de pessoas que votaram na oposição deve ser levada em conta no futuro", disse à AFP o porta-voz para a América Latina do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Ostick William, em um email.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de 58 anos, que mantém relações ruins com os Estados Unidos, foi reeleito no domingo para um terceiro mandato de seis anos, apesar de uma evolução sem precedentes da oposição.

Seu rival, Henrique Capriles Radonski, obteve o maior índice de votos já registrado pelos opositores em eleições presidenciais na Venezuela desde 1999.

Após a apuração de 94% dos votos, Chávez tem 54,66% dos votos contra 44,73% de Henrique Capriles, apoiado pela oposição unificada, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades eleitorais, depois de uma votação sem incidentes e que teve a participação de 80,94% da população.

Os Estados Unidos felicitaram os venezuelanos pela "elevada participação e pela forma pacífica com que a eleição aconteceu", declarou Ostick, lembrando que Henrique Capriles logo "reconheceu publicamente" sua derrota.