Um perdão do Papa ainda é aguardado. O porta-voz da Santa Sé havia indicado esta possibilidade logo após o veredicto, no último sábado, considerando-a "muito concreta e provável".
O anúncio de perdão deve vir por meio de um comunicado da Santa Sé. O Papa é o único que decide quando será anunciado. A princípio, não há recurso, Gabriele deverá ir para a cadeia na Itália, já que o Vaticano não tem uma prisão.
Leia Mais
Vatileaks: mordomo do Papa é condenado a um ano e meio de prisão Vaticano pode ter que limitar número de visitantes à Capela Sistina Ex-mordomo do papa começa a cumprir penaVatileaks: fotos e vídeos encontrados na casa do ex-mordomo do PapaO mordomo, que foi condenado por roubo agravado, permanece em prisão domiciliar, na casa onde vive com sua esposa e três filhos.
O tribunal, ao pronunciar o seu veredicto, não aceitou um pedido da Procuradoria, que solicitava uma "proibição permanente, mas limitada" de exercer a responsabilidade na administração pública do Vaticano.
De acordo com fontes citadas pela agência italiana Ansa, o Vaticano procura uma solução para que Gabriele continue a trabalhar. Ele continua a receber seu salário, mesmo estando suspenso.
Alguns especialistas consideram que Gabriele pode fazer mais revelações se for libertado em breve, principalmente se permanecer na Itália e se não tiver nenhum vínculo com o Vaticano.