A guerrilha colombiana das Farc felicitou nesta sexta-feira Hugo Chávez por sua vitória nas eleições do último domingo na Venezuela, nas quais foi eleito para um terceiro mandato presidencial.
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que estão perto de iniciar um processo de paz com o governo da Colômbia, divulgaram um texto intitulado "Saludo a Chávez" ("Cumprimento a Chávez"), datado de 8 de outubro, um dia após as eleições, mas publicado nesta sexta-feira em seu site www.farc-ep.co.
"Recebam nosso abraço os compatriotas bolivarianos que com afinco e convencimento, contra todas as probabilidades, contra os avanços imperialistas e neoliberais, vão levando adiante o projeto político e social do pai Libertador" (Simón Bolívar), expressou a guerrilha comunista no texto.
"O exemplo de democracia" dado pelo povo venezuelano nas eleições "é um marco na história da participação e decisão dos povos na condução de seu próprio destino", afirmou o comunicado, assinado pelo Secretariado do Estado-Maior Central, órgão máximo das Farc. Chávez foi reeleito com 55,25% dos votos, contra 44,13% de seu rival Henrique Capriles. Nos últimos anos, o governo de Chávez foi facilitador de algumas libertações unilaterais de sequestrados das Farc.
A Venezuela também terá um papel de acompanhante nos diálogos de paz entre o governo da Colômbia e as Farc, que devem ter início na próxima semana em Oslo, antes de serem levados a Havana, com o objetivo de encerrar o conflito armado existente há quase meio século.