O governo da Turquia fechou o espaço aéreo a voos civis sírios, anunciou neste domingo o ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, depois que o governo da Síria adotou no sábado uma medida igual contra aviões turcos.
"Fechamos no sábado nosso espaço aéreo aos voos civis de aviões sírios, como já havíamos decidido anteriormente com os voos militares sírios", disse Davutoglu à imprensa durante uma visita à localidade de Konya, no centro da Turquia.
A medida foi anunciada depois da agência oficial síria SANA, que citou o ministério das Relações Exteriores, ter informado no sábado a proibição aos aviões da companhia pública Turkish Airlines de sobrevoar o território sírio, alegando uma represália a uma medida similar adotada pela parte turca.
A Turquia, no entanto, não havia confirmado a adoção da medida.
Na quarta-feira, as autoridades turcas interceptaram um avião civil sírio procedente da Rússia e que seguia para Damasco, sob a alegação de verificar a carga, considerada suspeita.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que o avião transportava munições e equipamentos militares. A chancelaria russa desmentiu esta versão, afirmando que o avião transportava peças de um sistema de radar.