O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na tarde desta quarta-feira à Casa Rosada, sede do Executivo argentino, para almoçar com a presidente Cristina Kirchner. Antes, Lula se reuniu por quase duas horas com a base de apoio ao governo Kirchner, com quem comentou os resultados do primeiro turno das eleições e destacou as vitórias do Partido dos Trabalhadores (PT) e de seus aliados, segundo informou a assessoria de imprensa do ex-presidente.
A integração latino-americana também será tema da palestra que o ex-presidente vai fazer à noite, em Mar del Plata, por ocasião da abertura do encontro anual de três dias do Instituto de Desenvolvimento Empresarial Argentino (IDEA), organização que reúne as maiores e mais importantes empresas do país. Lula já havia sido convidado pelo IDEA para o evento do ano passado, mas não pode comparecer em razão de seu estado de saúde. O jantar que será servido na abertura do fórum empresarial será a oportunidade para Lula fazer um contraponto às reuniões mantidas em Buenos Aires com o governo argentino.
Ele vai compartilhar a mesa com líderes sindicais opositores ao governo, como Hugo Moyano (CGT-opositora) e Victor De Gennaro (atual deputado e ex-líder da CTA, a Central Trabalhador Argentino). Lula desembarcou na terça-feira (16) à noite na capital argentina e jantou na residência do embaixador brasileiro.