Leia Mais
Farc felicitam Chávez por reeleição na Venezuela Governo da Venezuela lançará Missão Mercosul para incrementar projetos Casa Branca felicita venezuelanos por eleição presidencialO chanceler do Paraguai, José Félix Fernández, anunciou que seu país está "em tratativas com um país amigo para que cuide dos bens da nossa embaixada. O governo da Venezuela tem uma forma peculiar de encarar as relações internacionais, mas isso eu não julgarei. O Paraguai tem outro estilo nas suas relações diplomáticas". Fernández disse que o Paraguai não pode controlar "os atos de outros governos que não se ajustam ao direito internacional", em referência à Venezuela.
O governo da Venezuela não fez nenhum comentário sobre a possível expulsão. Na semana passada, após vencer as eleições presidenciais, o presidente venezuelano Hugo Chávez nomeou o chanceler Nicolás Maduro para o cargo de vice-presidente, a ser exercido a partir de janeiro de 2013. Maduro foi acusado pelo atual governo paraguaio de tramar um golpe de Estado contra Franco, enquanto o Senado paraguaio destituía o ex-presidente Lugo em junho. Embora tenha condenado em termos fortes a destituição, Maduro negou ter contactado militares paraguaios para que Franco fosse preso. Maduro foi proibido pelo novo governo paraguaio de entrar no país.
Desde 2006, o Congresso do Paraguai barrava a adesão da Venezuela ao Mercosul. Agora, o Paraguai está suspenso do bloco até abril de 2013, quando realizará eleições presidenciais.