Após o fraco desempenho no primeiro debate presidencial de 3 de outubro, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, venceu seu adversário republicano Mitt Romney no segundo debate, que ocorreu na noite de terça-feira na Universidade Hofstra em Nova York, indicam pesquisas feitas na madrugada desta quarta-feira. As pesquisas feitas pelas emissoras de televisão CBS e CNN indicam que Obama venceu fora da margem de erro, mas a vitória no debate foi apertada. Obama e Romney trocaram várias acusações e o debate versou principalmente sobre a economia e sobre problemas internos dos EUA, como a imigração. Apenas uma pergunta, no final do debate de mais de 90 minutos, foi sobre política externa.
Já o republicano fez campanha no Estado da Virginia, onde voltou a afirmar que Obama não tem plano de governo para um segundo mandato. "O presidente ainda não tem uma agenda para um segundo mandato", afirmou. Romney também pareceu se dirigir ao eleitorado feminino. "Esse presidente fracassou com as mulheres norte-americanas. Elas sofreram para conseguir empregos, sofreram porque caíram na pobreza. É com isso que as mulheres americanas estão preocupadas", disse Romney.
A pesquisa da CBS News, que entrevistou 500 eleitores, diz que para 37% dos entrevistados Obama venceu Romney, enquanto 30% acreditam que o republicano venceu o democrata. Outros 33% dos entrevistados afirmam que o debate terminou em empate. A pesquisa tem margem de erro de quatro pontos porcentuais para mais e para menos. A pesquisa feita pela CBS após o primeiro debate indicou que Romney venceu em 3 de outubro para 46% dos entrevistados, enquanto 22% acreditam que Obama foi o vencedor.
Já a pesquisa da CNN também afirma que Obama venceu o segundo debate. A CNN entrevistou 457 eleitores registrados, dos quais 46% afirmaram que Obama venceu o debate, enquanto 39% disseram que o vencedor foi Romney. A pesquisa tem 4,5 pontos porcentuais de margem de erro. Na pesquisa feita em 4 de outubro, após o primeiro debate, Romney venceu para 67% dos entrevistados, enquanto Obama venceu para apenas 25% dos eleitores.