Jornal Estado de Minas

Homem de 66 anos morre durante protestos em Atenas

AFP Agência Estado
Policiais enfrentam coquetéis molotov jogados pelos manifestantes em um dos confrontos ocorridos na Grécia - Foto: AFP PHOTO / ARIS MESSINIS
Um homem de 66 anos morreu nesta quinta-feira, aparentemente por um problema cardíaco, durante uma enorme manifestação no centro da capital grega, onde a polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão, informou a imprensa local.
Galeria de fotos das manifestações

O homem caiu no chão e foi levado a um hospital de Atenas, onde faleceu, informou a rádio Skai. Outras cinco pessoas, incluindo dois policiais, ficaram feridas em confrontos esporádicos que ocorreram durante o protesto.

Dezenas de milhares de pessoas foram para as ruas da Grécia, na segunda greve geral em um mês. Trabalhadores em todo o país deixaram seus postos e foram protestar contra as novas medidas de austeridade fiscal que o governo está negociando com os credores internacionais.

As medidas para 2013 e 2014, equivalentes a 13,5 bilhões de euros, tem como objetivo impedir que o país vá à falência e deixe a zona do euro.

Na praça Syntagma, do lado de fora do Parlamento grego, centenas de jovens atiraram bombas caseiras, garrafas e pedras nas tropas de choque que faziam a segurança. A polícia respondeu com gás lacrimogêneo a bombas de efeito moral, causando correria entre os participantes.

Enquanto isso, cerca de 17 mil pessoas realizaram uma manifestação pacífica na cidade de Tessalonica, norte do país.

A greve foi marcada para coincidir com a cúpula da União Europeia em Bruxelas que começa nesta quinta-feira e vai até amanhã. A paralisação afetou voos, serviços públicos, escolas, hospitais, lojas e o transporte público na capital, Atenas.