Jornal Estado de Minas

Merkel quer criar autoridade para vetar orçamentos

Agência Estado
A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu hoje que a União Europeia crie a figura de um comissário monetário, com poderes e autoridade para intervir e vetar os orçamentos nacionais que ameaçam a estabilidade do euro. "Temos de assegurar os direitos reais de intervenção nos orçamentos nacionais", disse a primeira-ministra, em discurso no histórico edifício parlamentar Reichstag, em Berlim.
Merkel resumiu o trabalho dos líderes europeus ao longo dos últimos três anos para acabar com a mais profunda crise que a UE tem enfrentado desde a sua criação há meio século. Ela disse que as reformas dolorosas em países fragilizados, como Grécia, Portugal e Irlanda, já apresentaram resultados, expondo os "contornos de uma união de estabilidade" para reforçar o euro contra crises futuras.

A chanceler, que se deparou pela primeira vez em público em um duelo com seu adversário social-democrata, o ex-ministro das Finanças Peer Steinbrueck, afirmou ainda que os líderes europeus que se reúnem hoje e amanhã, em Bruxelas, não tomarão qualquer decisão sobre uma ajuda adicional para a Grécia ou outras pendências. Em vez disso, os líderes montarão o quadro de decisões a serem tomadas em dezembro sobre o "desenvolvimento futuro da união monetária".