O emir do Qatar, o xeque Hamad ben Khalifa al-Thani, chegou nesta terça-feira à Faixa de Gaza, na primeira visita de um chefe de Estado ao território palestino governado pelo Hamas desde 2007, anunciou uma fonte do movimento islamita.
O emir chegou ao local procedente do Egito e entrou em Gaza pelo terminal de Rafah, onde foi recebido pelo chefe de Governo do Hamas, Ismail Haniyeh, em uma cerimônia oficial.
O emir foi recebido pelos ministros do governo do Hamas em Gaza e por um dirigente no exílio do movimento, Saleh Aruri, que viajou ao território palestino para a ocasião.
Ele também pretende inaugurar um projeto de reconstrução nas zonas destruídas pelo ataque israelense de dezembro de 2008 e janeiro 2009, avaliado em 254 milhões de dólares, e que inclui insfraestruturas e casas ao norte da Faixa de Gaza.
Esta visita tem importância particular: poucas personalidades visitaram o território palestino nos últimos cinco anos, como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ou os ministros europeus das Relações Exteriores. Em geral, no entanto, evitam qualquer contato com o Hamas, boicotado pela comunidade internacional por não reconhecer o Estado de Israel e por não renunciar à luta armada.
A visita foi criticada veladamente pelo presidente palestino Mahmud Abbas, cuja Autoridade Palestina foi expulsa de Gaza pelo Hamas em junho de 2007.