Jornal Estado de Minas

Jamaica alerta para passagem do furacão Sandy

Agência Estado
A Jamaica prepara-se nesta quarta-feira para a chegada do furacão Sandy. O fenômeno natural causou chuvas constantes no país nesta manhã. O furacão deve chegar nas proximidades de Kingston, capital da ilha, na tarde desta quarta-feira (horário local, fim da tarde no Brasil), seguir para Cuba de noite e então na quinta-feira aproximar-se das Bahamas.
Os aeroportos internacionais da Jamaica foram fechados, navios de cruzeiro mudaram seus itinerários e a polícia impôs um toque de recolher nas principais cidades para manter as pessoas fora das ruas e evitar saques.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos informou que o furacão não deve chegar em terra nos EUA, mas que condições de tempestade tropical podem acontecer ao longo da costa da Flórida na sexta-feira.

Guantánamo - Sandy também deve passar perto da base naval norte-americana de Guantánamo, em Cuba. No local está acontecendo o tribunal militar que julga o homem acusado de orquestrar o atentado contra o porta-aviões USS Cole, em 2000. Abd al-Rahm al-Nashiri deve comparecer à audiência de hoje após boicotar a sessão de terça-feira. Ele protesta contra as condições a que está submetido.

O Exército alertou as 5,5 mil pessoas que vivem na base para iniciarem preparações para o furacão. Autoridades afirmaram que não há perigo para os 166 prisioneiros.