Jornal Estado de Minas

Sandy ameaça paralisar reatores nucleares

Ao menos dois reatores nucleares, que geram 50% da eletricidade no estado de Nova Jersey, poderão ser paralisados caso o furacão Sandy ganhe força em seu avanço sobre a costa leste dos Estados Unidos, informou um porta-voz da empresa Serviços Públicos de Eletricidade e Gás (PSEG).
"Seguimos monitorando a situação", disse Joseph Delmar, porta-voz da PSEG. "Segundo nossos padrões de operação, serão paralisados os reatores (Salem e Hope Creek Unidad 1) diante das seguintes condições: se a velocidade do vento superar os 119 km/h por mais de 15 minutos ou se o nível do rio Delaware passar dos 30,3 metros, já que nossas instalações estão situadas 31,1 metros acima do nível do mar".

Estes dois reatores "funcionam atualmente em plena carga" e geram 49% da eletricidade consumida em Nova Jersey, representando "a segunda maior usina de energia nuclear com objetivos comerciais nos Estados Unidos".

O nível mais alto já atingido pelo rio Delaware na zona das usinas foi 29,7 metros. Às 19H30 GMT (17H30 Brasília), a velocidade do vento na região era de 72 km/h e o nível do rio Delaware, de 28,3 metros.