O furacão Sandy tocau a terra em Nova Jersey por volta das 22h desta segunda-feira (horário de Brasília.) Pouco antes, o Centro Nacional de Furacões (CNH), com sede em Miami, emitiu comunicado informando que a tormenta havia perdido força e se transformou em uma tempestade extra-tropical.
Confira imagens dos trantornos provocados por Sandy
Centenas de milhares de pessoas ficaram no escuro nesta segunda-feira em todo o país devido à passagem de Sandy. Só em Nova York foram 300 mil casas afetadas pelo blecaute. O furacão, que ao passar pelo Caribe na semana passada deixou 66 mortos, já matou pelo menos uma pessoa nos EUA. Uma mulher, identificada como Claudene Christian, 42 anos, foi retirada sem vida do mar na costa da Carolina do Norte.
Leia Mais
Guarda costeira resgata corpo no mar após naufrágio provocado pelos ventos de SandySandy deixa 300 mil residências sem luz no estado de Nova York Sandy ameaça paralisar reatores nucleares Sandy se desloca com ventos fortes rumo a Nova Jersey e Nova York Ventos deixam grua dependurada em cima de prédio de 90 andaresNY vira cidade fantasma devido a passagem do Furacão SandyEspecialistas discutem possíveis vínculos entre mudanças climáticas e furacões Sandy provoca 16 mortes e inundações na costa leste norte-americana Sandy provoca duas mortes em Nova Jersey e uma em Nova YorkQueda de árvore em Nova York provoca primeira morte de Sandy nos EUAAinda em Em Nova York, uma grua instalada no topo das obras de um prédio residencial de luxo de 90 andares ameaça cair, depois de ter sido danificada pelos fortes ventos da tempestade. O fenômeno provocou também caos no transporte. Mais de 7 mil voos procedentes de Nova York foram suspensos e o serviço de metrô também foi afetado. Quedas de árvores e pequenos danos causados pelo vento foram registrados em vários pontos de Manhattan.
As autoridades advertiram para os riscos "sem precedentes" do furacão e ordenaram a evacuação de milhares de moradores ao longo da faixa costeira que vai de New England (nordeste) à Carolina do Norte (sudeste). As ruas que conduzem ao calçadão costeiro de Atlantic City estão inundadas e na vizinha Ocean City, parte da calçada à beira-mar foi destruída pelas ondas.
Ao menos dois reatores nucleares, que geram 50% da eletricidade no estado de Nova Jersey, poderão ser paralisados caso o furacão Sandy ganhe força em seu avanço sobre a costa leste, segundo um porta-voz da empresa Serviços Públicos de Eletricidade e Gás (PSEG). Estes dois reatores funcionam atualmente em plena carga e geram 49% da eletricidade consumida em Nova Jersey, representando a segunda maior usina de energia nuclear com objetivos comerciais nos Estados Unidos.
O desastre climático interrompeu a campanha presidencial americana a poucos dias das eleições de 6 de novembro. Tanto Obama quanto o adversário republicano, Mitt Romney, suspenderam compromissos eleitorais.
As autoridades já declararam estado de emergência em Connecticut, Delaware, Maryland, Massachusetts, Nova Jersey, Nova York, Carolina do Norte, Pensilvânia, Vermont, Virgínia e na capital americana. Obama aprovou o estado de emergência para liberar recursos federais para a maioria destes estados.
Sandy é o décimo primeiro furacão desta temporada de ciclones no Atlântico, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro.(Com demais agências de notícias)