Jornal Estado de Minas

Sandy: Águas começam a baixar em NY, diz prefeito

Agência Estado AFP
Guarda caminha por rua alagada em Manhattan - Foto: REUTERS/Adrees Latif
As águas começaram a baixar em Nova York, após terem subido 4,15 metros acima de seu nível habitual ao sul de Manhattan em consequência do furacão Sandy, reclassificado pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, pela sigla em inglês) como ciclone pós-tropical, informou o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.
"A enchente ocasionada pela tempestade atingiu a altura de 4,15 metros em Battery. Agora, a altura é de 3 metros e as águas estão baixando", informou Bloomberg, em sua conta no Twitter. Ele acrescentou que os cortes de eletricidade e outros problemas continuam afetando a cidade.

Cerca de 500 mil casas estavam sem eletricidade na noite desta segunda-feira em Nova York devido aos apagões provocados pelo furacão Sandy, que ocasionou a explosão de uma subestação elétrica em Manhattan. O furacão tocou a terra na noite desta segunda-feira, deixando ao menos 13 pessoas mortas nos Estados Unidos e Canadá.

Sete linhas do metrô foram inundadas: trata-se do maior estrago ao sistema de transporte público de Nova York em 108 anos de existência - Foto: REUTERS/NY/NJ Port Authority/Twitter
METRÔ INUNDADO Sete linhas do metrô de Nova York foram inundadas com o aumento do nível das águas na passagem da tempestade Sandy, no maior desastre enfrentado por este transporte público de mais de um século de existência.

"O sistema de trens subterrâneos de Nova York tem 108 anos, mas nunca havia enfrentado um desastre tão devastador como o que viveu na noite de segunda-feira", declarou Joseph Lhota, diretor da Autoridade Metropolitana de Transportes (MTA).