(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pronta reação de Obama à destruição de Sandy


postado em 31/10/2012 07:52

Obama conversava com a imprensa na Casa Branca, enquanto Sandy se aproximava de Nova York(foto: AFP PHOTO/Brendan SMIALOWSKI )
Obama conversava com a imprensa na Casa Branca, enquanto Sandy se aproximava de Nova York (foto: AFP PHOTO/Brendan SMIALOWSKI )

A fim de reagir aos estragos provocados pela tempestade extratropical Sandy, o presidente dos EUA, Barack Obama, cancelou comícios e se reuniu ontem com o comitê de crise para coordenar a resposta ao fenômeno. “No encontro, o presidente expressou sua preocupação com todos aqueles que foram atingidos pelo furacão, assim como todos os integrantes dos serviços de socorro que estiveram à frente do perigo”, descreveu o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney. Obama viajará hoje à tarde para Nova Jersey, um dos estados mais afetados, para “inspecionar os estragos causados pela tempestade, conversar com moradores e cumprimentar os membros dos serviços de emergência que arriscaram suas vidas”. Por sua vez, o candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, decidiu retomar a campanha eleitoral.

O modo com o qual Obama tem lidado com o fenômeno natural levou inclusive membros do Partido Republicano a elogiarem sua postura, uma semana antes das eleições. “O presidente tem sido formidável. Falei com ele três vezes ontem. Ele me ligou pela última vez à meia-noite para me perguntar do que eu precisava, e eu lhe pedi para agilizar o anúncio de uma grande catástrofe”, afirmou o governador de Nova Jersey, Chris Christie – um dos apoiadores de Romney.

De acordo com a Presidência dos EUA, Obama passou a madrugada de ontem sendo informado sobre a evolução do então ciclone extratropical Sandy e manteve contato com as autoridades dos estados atingidos, principalmente Nova York e Nova Jersey. “Minha mensagem ao governo federal: não crie burocracia, não crie dificuldades, leve recursos para onde são necessários o mais rápido possível e pela duração necessária”, afirmou o chefe de Estado, durante visita à sede do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em Washington. Ele prometeu trabalhar com as autoridades locais.

Romney participou ontem de um evento em Kettering, no estado de Ohio, e procurou convencer os eleitores a doarem alimentos aos moradores dos locais atingidos. “As doações são parte do espírito norte-americano, do jeito norte-americano, de dar às pessoas necessitadas, e a generosidade de vocês na manhã de hoje toca o meu coração”, disse. A equipe do republicano ficou responsável por distribuir o material arrecadado. “Temos corações pesados nesta manhã por causa de todo o sofrimento que ocorre numa grande parte do país”, acrescentou. Ele ignorou as perguntas de jornalistas sobre as declarações feitas em um debate nas primárias, em 2011, quando defendeu a redução do orçamento da Agência Federal de Gestão de Emergências e quando cobrou liderança dos estados na coordenação da resposta aos desastres naturais. Hoje, Romney fará três atos eleitorais no estado-chave da Flórida – em Tampa, em Coral Gables e em Jacksonville. O governador, Jeb Bush, irmão do ex-presidente republicano George W. Bush, o acompanhará.

Pelo menos 10 voos que faziam o trajeto entre São Pauloe Rio de Janeiro e entre Nova York e Newark foram cancelados ontem, devido às tormentas provocadas pela tempestade. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os passageiros prejudicados devem procurar as companhias aéreas responsáveis pelos seus voos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)