O governo dos Estados Unidos dará prioridade ao abastecimento de combustível e energia em todo país. A decisão foi anunciada pelo presidente norte-americano, Barack Obama, que chamou a medida de “prioridade máxima”. A passagem do Furacão Sandy pela Costa Leste do país provocou o desabastecimento de combustível principalmente nas áreas de Nova York e Nova Jersey.
Leia Mais
Autoridades e analistas avaliam prejuízos causados pelo Sandy Pronta reação de Obama à destruição de SandySupertempestade Sandy provoca drama nos EUAObama declara desastre de "grandes proporções", pelo menos 48 pessoas morreramTuristas à deriva em Nova York após passagem de Sandy Transporte e atividades são retomadas pouco a pouco em Nova YorkConsulados do Brasil nos EUA estão em alerta por causa do Furacão SandySandy deixa 48 mortos e milhões sem luz na costa leste dos EUADepois de passagem do Furacão Sandy, cidades norte-americanas tentam retomar a normalidadeEm comunicado, Obama informa as orientações transmitidas ao secretário da Energia, Stephen Chu, ao administrador da Agência Federal para a Gestão de Emergências, Craig Fugate, e aos executivos de empresas de eletricidade.
Obama disse ainda que as agências federais colaborarão com as empresas e governos estatais possam cumprir restabelecer o fornecimento. “A orientação é para que as agências eliminem qualquer burocracia que possam enfrentar as empresas e que suas equipes evitem atrasos nos esforços para a retomada do abastecimento de eletricidade”, diz a nota.
O secretário de Transportes dos Estados Unidos, Ray LaHood, disse que a agência gastou US$ 13 milhões para ajudar os estados de Nova York e Rhode Island nas ações de limpeza e reconstrução. O governo norte-americano deve repassar recursos para outras regiões do país.