A um dia das eleições presidenciais nos Estados Unidos, os comitês de campanha dos candidatos Barack Obama (democrata) e Mitt Romney (republicano) trabalham para convencer os eleitores que ainda estão indecisos. Uma das regiões que concentram maior número de eleitores nesta situação é o estado da Flórida, que reúne ampla maioria de latino-americanos. Voluntários se esforçam para ampliar as vantagens para seus candidatos.
A porta-voz do Partido Democrata na região da Flórida, Anette Taddeo, acrescentou que a comunidade hispânica, que representa 22% do estado, é prioridade. Para ela, a maioria vai apoiar Obama por ele ter uma política em favor dos imigrantes.
No condado de Hialeah, a segunda maior cidade da Flórida, os voluntários republicanos se esforçam para buscar os votos em favor de Romney. Os jovens são ativos e usam a internet para enviar mensagens de texto.
O presidente do Comitê de Jovens Republicanos de Miami, Bradley Gerber, disse que associa ao envio de mensagens as visitas às casas dos eleitores. Para os voluntários republicanos, a vantagem de Romney está ligada às propostas econômicas apresentadas por ele.
Votação antecipada
Os comitês de Obama e Romney também atuaram na tentativa de convencimento dos eleitores que votaram antecipadamente. Nas eleições norte-americanas é permitido enviar as cédulas pelo Correio ou depositá-las nas urnas antes do dia 6. Cada estado tem regras próprias. Em Miami, o prazo final foi este fim de semana, mas os eleitores enfrentaram vários problemas, com a prorrogação, a suspensão e a retomada da votação, devido à resposta maciça do eleitorado.
Desde a semana passada, votaram quase 4,5 milhões de pessoas de forma antecipada. Houve queixas de filas por mais de quatro horas, falta de estacionamento e ter que se decidir por temas locais com planilhas de votação que superam as 10 folhas para as propostas estaduais, que são votadas na próxima terça-feira juntamente com a eleição presidencial.
Isto levou organizações de eleitores e o Partido Democrata da Flórida a pedir em vão ao governador republicano da Flórida, Rick Scott, para prorrogar os dias de voto antecipado, prazo que terminou oficialmente na noite de sábado. No entanto, este domingo, os eleitores do condado de Miami-Dade, no sul da Flórida, receberam a notícia de que poderiam votar pessoalmente com cédulas ausentes - de votação por correio - durante um período especial de quatro horas.
Mas quando centenas de eleitores chegaram ao centro de votação e apenas uma hora depois da abertura das seções, as autoridades eleitorais decidiram encerrar o processo repentinamente."Deixem-nos votar, deixem-nos votar!", gritavam dezenas de pessoas que faziam uma longa fila debaixo do sol até que Christina White, vice-diretora do Departamento Eleitoral, saiu do prédio para anunciar que a votação seria retomada.
"Começaremos de novo. Escutamos os eleitores. Nos desculpamos. Acreditamos que esta não é a forma característica como o Departamento Eleitoral faz as coisas", disse White em declarações citadas pelo jornal El Nuevo Herald.
Leia Mais
Obama e Romney enfrentarão votação apertadaAs posições dos dois concorrentes à Casa Branca sinalizam o rumo que o país vai seguirMesmo sem chance de vitória, candidatos "nanicos" podem influenciar eleição Obama e Romney lançam seus argumentos finais no último dia de campanha Bruxo queniano joga os búzios e prevê vitória de Obama nos EUAObama ganhará em quatro estados-chave se hispânicos votarem em massaDa maconha ao casamento gay, eleitores americanos deverão tomar muitas decisõesAlém deste incidente, um juiz de Orlando prorrogou este domingo, por várias horas, o período de votação antecipada em um condado. A legislatura da Flórida, controlada pelos republicanos, reduziu de 14 para 8 o número de dias disponíveis para o voto antecipado, uma modalidade que costuma beneficiar os democratas, neste caso o presidente Barack Obama, candidato à reeleição.
Swing State
A Flórida, com 11,9 milhões de eleitores, é, junto com estados como Virgínia e Ohio, conhecido como 'swing state', termo utilizado para se referir a locais onde a população eleitoral vota indistintamente em um partido ou no outro em cada eleição, e que acabam sendo decisivos nas eleições finais.
Estes três estados somam 60 dos 270 votos necessários para se obter a maioria no Colégio Eleitoral, corpo que designa o vencedor das eleições presidenciais nos Estados Unidos. Destes três, a Flórida é o mais relevante, enviando 29 representantes ao Colégio.
Pesquisas sobre intenções de voto, do jornal Washington Post e da emissora de televisão ABC News, mostram Obama e Romney com 48% da preferência dos eleitores.
Com Agências