Jornal Estado de Minas

Medo

Nova-iorquinos desalojados podem votar em qualquer lugar

Região de Nova Jersey recebe alerta de nova tempestade

AFP

Escolas servem de abrigo em Nova Jersey. Desalojados serão encaminhados a outros locais porque as aulas recomeçam nesta quinta-feira - Foto: Andrew Burton/Getty Images/AFP
O governador de Nova York, Andrew Cuomo, alertou nesta segunda-feira sobre o risco que representa para seu estado e o vizinho, Nova Jersey (leste) a chegada, entre quarta e quinta-feira, de uma tormenta a áreas ainda devastadas pela passagem da supertempestade Sandy.

"Teremos uma potencial tempestade na quarta-feira. Estão prevendo que uma tempestade chegará antes de nos recuperarmos da outra", disse Cuomo em coletiva de imprensa.

"Normalmente não seria uma tormenta com risco para a vida das pessoas, mas esta não é uma situação normal", afirmou, admitindo que, de acordo com a informação que receber nas próximas horas podem ser decididas novas evacuações nas áreas costeiras, devastadas por Sandy no dia 29 de outubro.

Segundo o serviço meteorológico nacional norte-americano, uma tormenta chegaria a costa de Nova Jersey na quinta-feira com "ventos de até 80 km/h, inundações de moderadas a pequenas na costa, fortes chuvas nas áreas costeiras e geada no interior".

Esta tormenta chegaria uma semana e meia depois da passagem da supertempestade Sandy pela costa leste dos Estados Unidos, que causou mais de 100 mortes e perdas multimilionárias. Cuomo voltou a acusar as companhias elétricas pela demora para restabelecer o serviço em algumas áreas de seu estado.

"Estou enojado, decepcionado", disse Cuomo, destacando a diferença entre Manhattan, onde quase todos os lares recuperaram a eletricidade, e outros bairros de Nova York, como Rockaways (Queens) ou Staten Island, onde milhares de pessoas estão sem luz.

Nova-iorquinos desalojados podem votar em qualquer lugar

Os nova-iorquinos afetados pela supertempestade Sandy que tiveram que abandonar seus lares poderão votar em qualquer parte do estado de Nova York, anunciou nesta segunda-feira o governador Andrew Cuomo.

"Estou assinando uma ordem executiva que permitirá uma declaração jurada de seu voto com a qual poderão ir a qualquer centro de votação se tiverem abandonado seus lares", afirmou Cuomo em coletiva de imprensa.

A decisão de Cuomo é válida para os desalojados da cidade de Nova York e os condados de Nassau, Rockland, Suffolk e Westchester, em Long Island (leste).

As autoridades estatais do leste dos Estados Unidos multiplicam os esforços para garantir que os cidadãos afetados por Sandy possam votar na terça-feira nas eleições em que concorrem o presidente democrata Barack Obama e seu rival republicano Mitt Romney pela Casa Branca.