A chanceler alemã, Angela Merkel, chegou nesta quarta-feira a Londres para uma reunião com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, na qual tentará avançar nas negociações sobre o orçamento plurianual da União Europeia (UE).
Merkel foi recebida por Cameron em sua residência, no número 10 de Downing Street, antes de um rápido encontro, organizado a 15 dias da reunião europeia extraordinária sobre orçamento para e período 2014-2020. Nenhum dos dois, no entanto, fez comentários à imprensa.
Horas antes, em Bruxelas, Merkel defendeu a manutenção do Reino Unido dentro da UE por um esforço "valioso e ambicioso" de união econômica e monetária.
O objetivo da visita de Merkel é esboçar um compromisso para resolver o quebra-cabeças do orçamento europeu da UE, centro de árduas negociações, em um momento no qual o primeiro-ministro britânico segue pressionado por seu Parlamento para que exija cortes.
Cameron já ameaçou exercer seu direito de veto caso a reunião dos próximos dias 22 e 23 de novembro produza um acordo "inaceitável" para o contribuinte britânico.