O Palácio de St. James confirmou na tarde desta segunda-feira que a duquesa Kate Middleton, de 30 anos, está grávida. Casada há um ano e meio com o príncipe William, também de 30 anos, Kate ficou sabendo da gravidez após passar mal e ser levada para o hospital rei Edward VII.
"Suas Altezas Reais o duque ea duquesa de Cambridge estão muito satisfeitos em anunciar que a duquesa de Cambridge está esperando um bebê. A Duquesa foi internada esta tarde ao rei Edward VII Hospital, no centro de Londres com gravídica hiperemese”, diz o comunicado oficial do Palácio.
Segundo o periódico The Sun, o casal está feliz com a notícia e toda a família real parabenizou Kate e Willian. A duquesa ainda está no hospital, acompanhada do príncipe, e deve permanecer internada alguns dias em repouso.
O bebê de Kate e Willian já nasceram com muitas possibilidades, já que será o terceito na linha de sucessão ao trono. Quando crescer, a criança ainda assumir os cargos de chefe das Forças Armadas, governador supremp da Igreja da Inglaterra e chefe de Estado de 16 países.
A notícia da gravidez também animou outras autoridades inglesas. O primeiro-ministro, David Cameron, escreveu em sua página no Twitter que está "encantado com a notícia". "Eles serão pais maravilhosos", escreveu.
O líder trabalhista Ed Miliband também se manifestou pela rede social:"notícia fantástica para Kate, William e ao país um bebê real é algo que o país inteiro vai comemorar" disse ele no microblog.
Segundo a agência de imprensa britânica Press Association, Catherine estaria grávida de apenas 12 semanas, mas o anúncio teve que ser antecipado devido a sua hospitalização.
Catherine fez sua última aparição pública na sexta-feira, quando jogou hockey com algumas crianças, vestida com um casaco preto ajustado na cintura e botas de salto, durante visita a sua antiga escola primária, Saint Andrews, no oeste de Londres.Os britânicos esperavam a gravidez com impaciência desde o casamento do popular casal, no dia 29 de abril de 2011, assistido por 2 bilhões de telespectadores em todo o mundo.
Em cada compromisso oficial, os jornalistas observavam o corpo delgado de Kate em busca de algum quilinho na cintura e com a passagem dos meses aumentava também a pressão sobre o jovem casal.Tanto a rainha como sua nora e mãe de William, a falecida princesa Diana, tiveram seu primogênito, homem em ambos os casos, no ano após o casamento.
Ainda é muito cedo para conhecer o sexo do bebê, mas Catherine não sofrerá a pressão de ter um filho homem, já que uma mudança recente nas regras de sucessão ao trono da Inglaterra acabou com a prevalência masculina.Como consequência, o primogênito dos duques de Cambridge poderá reinar um dia, mesmo sendo mulher e tendo um irmão homem posteriormente.
William e Kate, que até agora ainda viviam grande parte do tempo na remota ilha de Anglesey (noroeste de Gales), onde o príncipe trabalha como piloto de busca e resgate da Real Força Aérea (RAF) britânica, devem passar, a partir de agora, mais tempo em Londres.O casal já previa se instalar no próximo verão em um apartamento que estão reformando no palácio de Kensington, onde William viveu com sua mãe depois de ela se divorciar do príncipe Charles.
O anúncio da gravidez fecha o ano com chave de ouro. Em 2012, Elizabeth II comemorou seu 60º aniversário no trono, marcado por festas populares no mês de junho e uma viagem mundial de diferentes membros da família real em nome da soberana.