Um guindaste gigante ajudou a instalar nesta quinta-feira um pinheiro de 25 metros no meio da Praça de São Pedro, enquanto os preparativos para o Natal aumentam, sob o signo das medidas de austeridade adotadas pela Santa Sé neste ano, constataram jornalistas da AFP.
Foi uma pequena cidade da região de Molise (centro da Itália), Pescopennataro, que ofereceu este pinheiro majestoso para o Vaticano. Ele vem de uma floresta, apelidada de "bosque dos pinheiros soberanos", perto do vilarejo. Ele será iluminado pelo Papa em 14 de dezembro, faltando dez dias para a celebração do nascimento de Cristo, uma das duas principais festas do cristianismo, junto com a Páscoa.
A cidade de Molise ofereceu outra árvore de Natal gigante para a cidade de Roma, a ser instalada perto do Coliseu. Um gigante e tradicional presépio, ainda escondido dos olhos dos curiosos por paineis de madeira, também está sendo construído no meio da Praça de São Pedro, a cinco metros da árvore.
"O presépio de 2012 será econômico", disse o bispo Giuseppe Sciacca, secretário-geral do Governatorato do Vaticano à agência especializada I.MEDIA. Ele será financiado por uma península do sul, Basilicata, e não pelo Vaticano. O orçamento da Santa Sé fechou o ano de 2011 com um déficit de 14,9 milhões de euros, sob os efeitos da crise financeira. E o Vaticano começou a caça aos desperdícios e gastos sumptuosos e desnecessários.