O estado de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é "estável", afirmou o ministro da Informação do país, Ernesto Villegas, na noite de segunda-feira. Chávez está internado num hospital de Cuba em razão de um câncer na região pélvica, mas no momento passa por um tratamento contra uma grave infecção respiratória.
"A saúde do presidente está estável na comparação com o que foi descrito no boletim mais recente", disse Villegas, lendo um comunicado na televisão. Segundo ele, Chávez é tratado de uma insuficiência respiratória, consequência de uma infecção pulmonar, mas o ministro não forneceu detalhes sobre os cuidados recebidos pelo presidente
Médicos não ligados ao tratamento do presidente venezuelano dizem que as descrições divulgadas indicam que Chávez pode estar respirando com a ajuda de aparelhos, mas que pode não ser o caso já que as informações obtidas são muito vagas.
O presidente da Venezuela não fala em público desde antes de se submeter à quarta cirurgia contra o câncer em Cuba, realizada em 11 de dezembro. Autoridades do governo dizem que o estado de saúde de Chávez é delicado, mas não divulgaram detalhes sobre as complicações. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.