Jornal Estado de Minas

Cinco trabalhadores são sequestrados na Colômbia

No grupo estão dois peruanos e um canadense

AFP

Cinco trabalhadores de uma empresa de exploração de recursos naturais, entre eles dois peruanos e um canadense, foram sequestrados no norte da Colômbia por supostos membros da guerrilha ELN, informou o Exército.

No campo de exploração localizado no departamento de Bolívar (norte) "um grupo de 20 ou 25 bandidos do ELN invadiram e sequestraram cinco pessoas, um canadense, dois peruanos e dois colombianos", explicou à imprensa o general Alejandro Navas, comandante das Forças Armadas colombianas.

Navas ressaltou que os estrangeiros são geólogos e os colombianos são funcionários de uma companhia colombiana de exploração aquífera.

Contudo, uma fonte do Exército detalhou à AFP que a empresa para a qual trabalham os reféns é uma mineradora.

O sequestro aconteceu na zona rural do município de Norosí, em Bolívar, para onde foram enviados reforços do Exército.

O ELN (Exército de Libertação Nacional) é a segunda maior guerrilha da Colômbia, atras das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), e conta com 2.500 combatentes, segundo números oficiais.O ELN, que se mostrou disposto a negociar a paz com o governo, protagonizou no passado sequestros de trabalhadores de empresas mineradoras e petrolíferas, e cometeu atentados contra infraestruturas destes setores.