Jornal Estado de Minas

John Kerry alerta para falta de entendimento entre palestinos e israelenses

AFP

O senador John Kerry, designado como próximo secretário de Estado pelo presidente americano Barack Obama, advertiu nesta quinta-feira que a solução de dois Estados no conflito entre palestinos e israelenses pode ser comprometida.

"A porta para uma possível solução de dois Estados pode estar se fechando e seria desastroso", advertiu Kerry diante do Comitê de Assuntos Externos do Senado em uma audição para confirmar sua nomeação à frente do Departamento de Estado.

"Precisamos tentar encontrar um caminho a seguir e, para mim, há uma forma de seguir adiante", disse o provável chefe da diplomacia americana, garantindo ao Senado "o profundo compromisso do presidente Obama com uma solução de dois Estados".

A Casa Branca indicou na quarta, um dia depois das eleições legislativas vencidas pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que apoia uma solução de dois Estados para o conflito entre israelenses e palestinos.

"Devem ser realizadas negociações diretas entre as duas partes para resolver a questão da solução de dois Estados, que garanta a soberania que os palestinos merecem, assim como Israel e o povo israelense merecem segurança", disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, ao felicitar o povo israelense pelas eleições.

Obama iniciou seu primeiro mandato, em janeiro de 2009, tentando reativar o processo de paz, mas todas as suas tentativas fracassaram. O processo está estagnado desde setembro de 2010.