Jornal Estado de Minas

Obama saúda Netanyahu por 'sucesso' nas eleições israelenses

AFP

O presidente americano, Barack Obama, cumprimentou esta segunda-feira, por telefone, o premier israelense, Benjamin Netanyahu, pelo "sucesso" do seu partido, Likud, nas recentes eleições israelenses, anunciou a Casa Branca.

"O presidente Obama falou hoje (segunda-feira) por telefone com o primeiro-ministro Netanyahu para saudá-lo pelo sucesso de seu partido, ao conquistar a maioria das cadeiras do Knesset nas recentes eleições de Israel", informou a Casa Branca em um comunicado.

Esta é a primeira conversa entre Obama e Netanyahu desde as eleições israelenses que estabeleceram o início de um novo período de diálogos entre os dois chefes de Estado em questões como o Irã ou os territórios palestinos.

"O presidente informou que os Estados Unidos desejam trabalhar com o próximo governo" israelense, acrescentou.

"Também reiterou seu compromisso com as profundas e duradouras relações entre Estados e Israel, prometendo trabalhar estreitamente com Israel em nossa agenda comum para a paz e a segurança no Oriente Médio", destacou o comunicado.

Obama e Netanyahu mantêm relações espinhosas e posturas diferentes em questões como a iminência da ameaça do programa nuclear iraniano e os assentamentos israelenses em territórios palestinos.

Netanyahu saiu enfraquecido das eleições de 22 de janeiro, com resultados que mostraram o aumento do apoio à força centrista Yair Lapid, e espera-se que forme uma coalizão de base mais ampla que poderia ser menos duradoura do que o esperado.