Jornal Estado de Minas

Empresário indiano manda fazer camisa de ouro

AFP

Um empresário indiano apaixonado por ouro se converteu no orgulhoso proprietário de uma camisa brilhante salpicada de 14.000 peças deste metal de 22 quilates.

Foram necessários 15 artesãos e 16 dias de trabalho para confeccionar esta camisa para Datta Phuge, de 42 anos.

Com um peso de 3,3 kg, o preço desta peça chegou a 12,7 milhões de rúpias (177 mil euros).

"O ouro é minha paixão desde que sou pequeno. Sempre o utilizei em forma de jóias, pulseiras, anéis e correntes", disse à AFP este indiano que vive no distrito de Pune, no Estado de Maharashtra (oeste).

Phuge elaborou este plano no ano passado com um amigo joalheiro. "Nós nos perguntávamos: 'Há algo diferente que possamos fazer com o ouro? O que ainda não foi feito?'".

Este chefe de um grupo financeiro só veste esta camisa nas grandes ocasiões, e no resto do tempo a conserva guardada a chave.

Em um país onde a miséria é endêmica e onde mais de 40% das crianças com menos de cinco anos sofre de desnutrição, sua paixão pelo ouro não lhe parece estranha.

A Índia é o maior consumidor de ouro do mundo (30% da demanda). Muitos indianos, especialmente nas zonas rurais onde não há bancos, compram ouro em forma de jóias ou de lingotes como seguro contra a inflação.

Os indianos compraram 933,4 toneladas de ouro em 2011, último ano no qual há valores disponíveis, segundo o Conselho Mundial do Ouro.