(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pelo menos cinco mortos em violento terremoto nas Ilhas Salomão


postado em 06/02/2013 11:52

Um violento terremoto de 8,0 graus de magnitude atingiu nesta quarta-feira as Ilhas Salomão, matando ao menos cinco pessoas e provocando um tsunami que se estendeu por milhares de quilômetros no Pacífico.

O terremoto aconteceu às 01H12 GMT (23H12 de Brasília) entre as ilhas Salomão e Vanuatu, ao nordeste da Austrália, perto das ilhas Santa Cruz, afetadas por uma série de fortes tremores nos últimos dias, informou o Centro de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).

Uma enfermeira do hospital de Lata nas ilhas Santa Cruz confirmou à AFP a morte de cinco pessoas após a chegada no litoral de uma onda de mais de 90 cm. Mas ainda não é possível atribuir essas mortes ao terremoto ou ao tsunami.

"Uma das pessoas mortas é uma criança do sexo masculino, as outras são três mulheres idosas e um homem idoso", declarou Chris Rogers.

O governo indicou que quatro cidades foram atingidas pelo tsunami.

"Entre 60 e 70 casas foram afetadas por ondas que atingiram pelo menos quatro cidades de Santa Cruz", declarou à AFP o porta-voz do primeiro-ministro Gordon Darcy Lilo.

"As autoridades ainda estão tentado descobrir o número exato (de vítimas) e a extensão dos estragos. As comunicações com Santa Cruz são difíceis", indicou.

Questionado pela AFP, a secretária-geral da Cruz Vermelha local, Joanne Zoleveke, também evocou "casas levadas pelo mar", sem confirmação oficial.

Moradores afirmaram, no entanto, que não perceberam o tremor na capital, Honiara, a 580 km do epicentro.

Segundo um funcionário da agência local de gestão de catástrofes naturais, a preocupação maior concerne a província oriental de Temotu, "a província que será mais duramente atingida se (o terremoto) for destrutivo".

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico emitiu um alerta de tsunami para uma grande parte dos territórios localizados entre Papua-Nova Guiné e Havaí.

Nas Ilhas Fiji, as sirenes de alerta fizeram com que milhares de habitantes fossem para as ruas. "É o caos em Suva, todo mundo está tentando escapar do tsunami!", testemunhou no Twitter Ratu Nemani Tebana, na capital do arquipélago.

Este alerta, suspendido às 3H45 GMT, afetou Salomão, Vanuatu, Nauru, Papua-Nova Guiné, Tuvalu, Nova Caledônia, Kosrae, Fiji, Kiribati, Wallis e Futuna.

O Japão, atingido em março de 2011 por um terremoto seguido de tsunami que provocaram a morte de 19.00 pessoas, informou que um pequeno tsunami era esperado na costa leste a partir das 7H30 GMT, com ondas de 50 cm.

Na Nova Caledônia foi ativado o plano de emergência ORSEC. O Havaí também estabeleceu uma vigilância para tsunami, informou o Instituto do Pacífico. A Nova Zelândia entrou em alerta e as autoridades australianas informaram que o país não estava sob risco.

Segundo o centro de alerta de tsunamis, uma onda de 55 cm foi registrada na província norte, em Hienghen, e de 48 cm na ilha de Lifu.

Uma onda menor de 18 cm foi observada em Vanuatu.

As Ilhas Salomão estão localizadas no Cinturão de Fogo do Pacífico, onde acontece o encontro das placas tectônicas provocando uma intensa atividade sísmica e vulcânica.

Constituído por 992 ilhas, o arquipélago das Salomão, pertencente à Comunidade Britânica, tem pouco menos de 600.000 habitantes que vivem essencialmente da pesca, extração de minérios e exploração florestal.

Em 2007, um tsunami após um terremoto de 8,1 graus deixou 52 mortos e milhares de desabrigados.

Em 29 de setembro de 2009, a região foi afetada por um forte terremoto seguido de um tsunami devastador, que provocou 186 mortes em Samoa e Tonga.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)