Leia Mais
Governo venezuelano lança ofensiva contra a oposição na ausência de Chávez Capriles pede que governo venezuelano prove acusações de conspiraçãoVenezuelanos publicam mensagens no Twitter para prestar solidariedade a ChávezChávez passa por tratamento "difícil", diz vice-presidente Nicolás MaduroPatriota deverá cobrar da comunidade internacional mais responsabilidade na proteção de civisAutoridades da Venezuela dizem ter se reunido com Chávez em CubaDe acordo com o Itamaraty, Patriota e Jaua vão analisar uma série de temas da agenda bilateral e regional, com ênfase na incorporação da Venezuela ao Mercosul – que ocorreu no ano passado. Estarão em discussão projetos de desenvolvimento social, tecnológico e de integração produtiva.
Há ainda perspectivas de ampliação da cooperação em áreas como agricultura familiar, biotecnologia, TV digital, sistemas bancários, segurança pública, combate ao narcotráfico e ilícitos internacionais.
Segundo o governo brasileiro, a Venezuela é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na América do Sul. Em 2012, as exportações brasileiras para a Venezuela cresceram 10% em relação ao ano anterior, e o intercâmbio comercial alcançou o recorde de US$ 6,05 bilhões. Na Venezuela, há várias iniciativas de cooperação do Brasil, marcadas pela presença de organismos como a Caixa Econômica Federal e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Também atuam na Venezuela empresas brasileiras, como as construtoras Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Odebrecht e Queiroz Galvão, responsáveis por obras de valor superior a US$ 20 bilhões.