Jornal Estado de Minas

Autoridades da Venezuela dizem ter se reunido com Chávez em Cuba

Agência Brasil
Hospitalizado há quase dois meses em Cuba para tratamento de combate ao câncer, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, não é visto em público desde dezembro. As autoridades venezuelanas informaram que ele se reuniu nesta quinta-feira (7) com o presidente em exercício, o vice-presidente, Nicolás Maduro, o ministro das Relações Exteriores, Elias Jaua, e a procuradora-geral, Cilia Flores, em Havana, capital cubana.
Por meio da rede social Twitter, o chanceler venezuelano disse que Chávez reiterou sua decisão de vencer a doença e que a reunião foi “profundamente humana e proveitosa”. Segundo ele, o presidente ressaltou seu amor pela Venezuela e pelo povo venezuelano. “Viva Chávez”, escreveu o chanceler em letras maiúsculas.

No começo de dezembro, Chávez deixou a Venezuela rumo a Cuba para uma cirurgia de retirada de um tumor maligno na região pélvica. O tumor maligno reincidiu. Durante a cirurgia, ele sofreu complicações, como uma hemorragia. Ele é mantido internado em um hospital em Cuba e a presidência é exercida, temporariamente, por Maduro.

A incerteza em torno do futuro político na Venezuela, causada pela doença de Chávez, gerou uma série de especulações no país e de disputa entre partidários do governo e oposicionistas.

O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota, estará amanhã (9) em Caracas, Venezuela. Ele tem reuniões com o novo chanceler venezuelano, Elías José Jaua Milano.