Hospitalizado há quase dois meses em Cuba para tratamento de combate ao câncer, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, não é visto em público desde dezembro. As autoridades venezuelanas informaram que ele se reuniu nesta quinta-feira (7) com o presidente em exercício, o vice-presidente, Nicolás Maduro, o ministro das Relações Exteriores, Elias Jaua, e a procuradora-geral, Cilia Flores, em Havana, capital cubana.
No começo de dezembro, Chávez deixou a Venezuela rumo a Cuba para uma cirurgia de retirada de um tumor maligno na região pélvica. O tumor maligno reincidiu. Durante a cirurgia, ele sofreu complicações, como uma hemorragia. Ele é mantido internado em um hospital em Cuba e a presidência é exercida, temporariamente, por Maduro.
A incerteza em torno do futuro político na Venezuela, causada pela doença de Chávez, gerou uma série de especulações no país e de disputa entre partidários do governo e oposicionistas.
O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota, estará amanhã (9) em Caracas, Venezuela. Ele tem reuniões com o novo chanceler venezuelano, Elías José Jaua Milano.