Vaticano – Antes de se despedir dos católicos, durante audiência pública na Praça de São Pedro, em 27 de fevereiro, o papa Bento XVI ainda tem uma agenda cheia de compromissos a cumprir, confirmados ontem pelo Vaticano. A primeira aparição pública desde o anúncio da renúncia ocorre hoje, durante a tradicional missa da quarta-feira de cinzas. O evento, que acontece normalmente em uma pequena igreja de Roma, no Bairro Aventino, foi transferido para a Basílica de São Pedro. O local foi preparado para a realização da cerimônia. Esta deve ser a última missa aberta do papa Bento XVI. Hoje, ele também presidirá a procissão, a bênção e a imposição de cinzas, na Basílica de Santa Sabina.
No próximo sábado, o pontífice receberá o presidente da Guatemala, Otto Pérez. Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, Bento VXI respeitará todos os eventos agendados até o fim do mês. Após entregar o cargo, o papa passará algum tempo na residência pontifícia de verão de Castel Gandolfo, perto de Roma, e depois se mudará para um mosteiro dentro do Vaticano, que está sendo reformado para sua moradia.
A nova residência do papa será o convento Mater Ecclesiae, localizado no Vaticano. O local, um oásis de tranquilidade com jardim e pomar. Dessa forma, quem assumir o poder no Vaticano vai viver próximo a um ex-papa, fato raro na história da Igreja Católica. "Será uma situação sem precedentes, vamos ver como vai se passar. Ele já havia declarado várias vezes a intenção de passar seus últimos anos escrevendo e estudando, e imagino que será isso o que ele fará", disse Lombardi, acrescentando que não acredita que Joseph Ratzinger viverá recluso.
O convento – o único que existe dentro do Vaticano – foi construído em 1992, sob instruções do papa João Paulo II, que queria criar um espaço para aqueles que dedicam sua vida à contemplação. O moderno complexo dispõe de 12 quartos monásticos no andar superior, enquanto embaixo há uma cozinha, uma sala, uma biblioteca e uma capela. De acordo com o Vaticano , os quartos são escassamente mobiliados e como decoração são visíveis crucifixos e alguns quadros com cenas da vida religiosa.
O papa Bento é um amante da natureza e conhecido por seu compromisso com a proteção ambiental. Ele faz caminhadas frequentes nos jardins do Vaticano. A poucos passos da Basílica de São Pedro, o mosteiro foi o lar de freiras beneditinas, clarissas e da Ordem da Visitação de Santa Maria, que se mudou, em novembro, quando a reforma começou.