Em sua primeira aparição pública após anunciar sua renúncia, o papa Bento XVI falou a milhares de peregrinos em uma audiência geral no Vaticano nesta quarta-feira (13) e enviou uma mensagem ao Brasil. Em português, Bento XVI incentivou os jovens a terem participação mais ativa na comunidade e na Igreja.
Confira imagens da primeira aparição pública de Bento XVI após anunciar renúncia
Leia Mais
Papa denuncia 'hipocrisia religiosa' em sua última missa Escolha do novo papa deve começar entre 15 e 20 de marçoCatólicos dos EUA querem papa que "comece do zero"Ministro diz que silêncio do Brasil sobre renúncia de Papa foi por respeitoBrasileiros relatam emoção da despedida do Papa Bento XVIDisputa de poder e escândalos teriam provocado a renúncia do PapaSucessão papal é tema de filme e livroBento XVI pede o fim das rivalidades dentro da Igreja Católica"Convido os jovens brasileiros a buscarem sempre mais, no Evangelho de Jesus, o sentido da vida, a certeza de que é por meio da amizade com Cristo que experimentamos o que é belo e nos redime", disse o papa. Na audiência geral, Bento XVI também leu uma mensagem aos fiéis de língua portuguesa, na qual falou sobre a Quaresma e citou os peregrinos de Porto Alegre e Curitiba.
"Possa cada um de vós viver estes 40 dias como um generoso caminho de conversão à santidade que o Deus Santo vos pede e quer dar! As suas bênçãos desçam abundantes sobre vós e vossas famílias", disse o papa, em português. Pouco depois, o papa iniciou a celebração da Santa Missa, com o rito da imposição das cinzas, que abre o período de Quaresma.
Bento XVI anunciou na segunda-feira (11) que irá deixar o posto em 28 de fevereiro. Aos 85 anos, ele é o primeiro papa a renunciar em 700 anos.