Quando na manhã desta sexta-feira uma luz branca de repente iluminou tudo ao redor, seguida por violentas explosões, a imaginação dos moradores da região russa dos Urais foi longe. De acidente aéreo ao fim do mundo. "Incrível! Francamente, eu não estou entendendo nada do que está acontecendo! Você tem certeza que era um avião?", perguntou Gulnara no início do vídeo que ela fez e postou no Youtube. "Claro", respondeu um rapaz, logo antes de sentir uma forte explosão, que causou pânico e incompreensão em Gulnara, e fez soar os alarmes dos carros estacionados na rua.
Leia Mais
Chuva de meteoritos na Rússia deixa quase mil feridos e causa pânicoVídeo incrível mostra o momento do impacto do meteorito na RússiaCientistas descartam ligação entre queda de meteorito e passagem de asteroideCientistas descartam ligação entre queda de meteorito e passagem de asteroide"Primeiro teve uma luz, surreal, que iluminou todas as salas de aula do lado direito da escola. Esse tipo de luz não existe normalmente, só quando é o fim do mundo. Depois teve um rastro de fumaça como se fosse um avião, mas 10 vezes maior", relatou a professora de uma escola da cidade Valentina Nikolaïeva ao site de informações Lifenews. No vídeo, várias crianças em pânico aparecem gritando depois que as explosões estouraram os vidros da escola.
Vários vídeos feitos por pessoas que testemunharam a passagem dos meteoritos foram divulgados na internet. Um grupo foi criado no site de redes sociais Vkontakte, o equivalente russo do Facebook, onde os usuários compartilharam links, vídeos e sensações sobre o ocorrido. "Enquanto me arrumava vi uma luz muito brilhante, e eu não entendi, pensei que eram fogos de artifício. Depois, fortes explosões quebraram os vidros das minhas janelas", contou um outro habitante de Tcheliabinsk, Evgueni Gorochko, ao jornal Kommersant.
As linhas telefônicas ficaram congestionadas na região após a queda dos meteoros, dificultando o contato com moradores. Mas na internet, várias pessoas reclamaram da falta de reação das autoridades, denunciando a demora para dar mais informações e acalmá-los sobre os acontecimentos. "Alguma coisa de muito ruim aconteceu. E nós não sabemos de nada", falou a moradora Elena Tretiakova, segundo o jornal Kommersant.
"Eu não posso falar nada por enquanto. Ainda não sei de nada. Estou na mesma situação que vocês", disse nesta manhã um porta-voz do ministério russo das Situações de Emergência, Viatcheslav Iadonkine, a uma rádio local.